Gestão da Qualidade

Total Quality Management (TQM)

Abordagem para melhoria de processos. Composto características abaixo:

  • Conhecimento do próprio negócio.
  • Conhecimento das necessidades e expectativas do cliente.
  • Desdobramento das necessidades dos clientes, em linguagem própria, refletindo as mesmas nos sistemas e processos da organização.
  • Definição dos critérios para avaliação e indicadores de controle de processo.
  • Aprimoramento contínuo das pessoas, processos, gestão e sistemas com o propósito de prevenir problemas, eliminação de desperdício, redução de custos e aumento da produtividade, adequando os produtos e serviços às necessidades do mercado.

Processo de Software é um conjunto de atividades e resultados associados que
produz um produto de software (SOMMERVILLE,2007).

Modelo de Processo de Software é uma representação abstrata de um processo
de software e representam um processo sob determinada perspectiva. Segundo
Sommerville (2007), os modelos podem ser considerados com o Framework de
processo que podem ser ampliados e adaptados para criar processos mais
específicos de desenvolvimento de software.

Alguns modelos genéricos:

  •  Cascata  – Considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo  especificações, desenvolvimento, validação e evolução, representado como  fases separadas. A fase seguinte não deve começar antes que a fase anterior  tenha terminado.
  • Desenvolvimento evolucionário – Baseia-se na ideia de desenvolvimento de uma implementação inicial,  apresentado o resultado aos comentários do usuário e refinando este resultado por meio de várias versões até chegar ao sistema adequado.  Suas atividades são executadas intercaladas em vez de separadas.
  • Engenharia de software – baseada em componente. Possibilita a reutilização de código a partir de uma biblioteca de componentes  reutilizáveis disponibilizada de forma estruturada.  Esta abordagem tem como vantagem a redução da quantidade de software a ser desenvolvido e desta maneira a redução de custo e riscos e a uma entrega mais rápida.

 

Atividades genéricas (Sommerville):

  • Especificação de software: propósito identificar os requisitos a partir do entendimento da necessidade do cliente bem como as restrições do sistema. É produzido o documento de requisitos.
  • Projeto e implementação do software: são desenvolvidos diferentes níveis de especificações abstratas do sistema como projeto de interfaces, arquitetura, componentes, estrutura de dados e serão utilizados pelo desenvolvedor para codificação do sistema.
  • Validação de software: seu objetivo é mostrar que o sistema está em conformidade com sua especificação e que atende as expectativas do cliente. São feitas inspeções e revisões a cada estágio do processo.
  • Evolução do software: são criadas novas funcionalidades ou realizadas correção de erros para atender às necessidades do usuário. Nesta etapa todas as demais etapas anteriores devem ocorrer novamente.

Atividades de apoio:

  • Gerência de Projeto: planejar e acompanhar toda a execução do projeto de desenvolvimento de software. O gerente de projetos é responsável por assegurar que o projeto de software atenda o orçamento e cronograma e entregue um software que contribua para as metas da empresa que está desenvolvendo o software.
  • Gerência da Qualidade: dedica-se a assegurar que o software tem baixo número de defeitos e que atinge os padrões necessários de facilidade de manutenção, confiabilidade, portabilidade e outros. Contempla a garantia da qualidade, o planejamento de qualidade e o controle de qualidade que serão vistos logo mais. Responsável: Gerente de Qualidade
  • Gerência de Configuração: é o gerenciamento das mudanças do sistema, ou seja, quando um sistema passa por uma manutenção, o papel da equipe de gerenciamento da configuração é assegurar que as mudanças sejam incorporadas de maneira controlada para garantir a qualidade do software. Responsável: Gerente de Configuração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s