Ferramentas de Teste em Software Livre

 

O sistema operacional Linux tem ferramentas de teste distribuídas,  populares e muito capazes para serem usadas com testes da regressão, de carga ou de performance. Serão apresentadas algumas ferramentas utilizadas no ambiente linux:

JMeter

Ferramenta madura, código fonte aberto, feito em Java, baseia-se em testes da carga.

Apache JMeter

É uma aplicação de desktop 100% Java projetada ao desempenho do comportamento funcional e da medida de teste de carga. Foi projetado originalmente para aplicações web, mas tem expandido para outras funções de teste. Apache JMeter pode ser usado para testar o desempenho em recursos de estática e dinâmicos (certificados de Servlets, de Perl, objetos de Java, bases de dados, usuários do ftp e mais). Pode ser usado para simular uma carga pesada em um usuário, em uma rede ou em um objeto para testar sua força ou para analisar o desempenho total sob tipos diferentes da carga. Você pode usá-lo para fazer uma análise gráfica do desempenho ou para testar seu comportamento do usuário/certificado/objeto sob a carga simultânea pesada.

Projeto do teste do Desktop do linux (LDTP)

Visa produzir uma estrutura de automatização de teste de alta qualidade. Usa  bibliotecas de acessibilidade com uma estrutura  para gravar os test-cases baseados na usuário.

Espere do NIST

É uma ferramenta para automatizar aplicações interativas tais como o telnet, ftp, passwd, fsck, rlogin, ponta, etc.  É igualmente útil para testar estas mesmas aplicações. E adicionando o Tk, você pode igualmente envolver aplicações interativas em X11 GUIs.

DejaGNU

DejaGnu é uma estrutura para testar outros programas. Sua finalidade é fornecer uma única parte frontal para todos os testes. Pense dela como uma biblioteca feita sob encomenda dos procedimentos do Tcl crafted para suportar a escrita de um chicote de fios de teste. Um chicote de fios de teste é a infra-estrutura do teste que é criada para suportar um programa ou uma ferramenta específica. Cada programa pode ter os testsuites múltiplos, suportados por um único chicote de fios de teste.

As alternativas comerciais são:

ProxySniffer

Mede a época de resposta e a estabilidade das aplicações web sob condições de carga reais – simulando centenas ou milhares de usuários.

PureLoad

É uma ferramenta de teste da carga que simula centenas de usuários que executam pedidos de encontro às aplicações baseadas no usuário. Verifica os critérios de desempenho previstos, os problemas da qualidade e de desempenho. Os relatórios, assim como, estatísticas detalhadas recolheram durante um teste de carga.

 

Testlink é uma ferramenta baseada na Web que permite facilmente criar e gerir processos, bem como organizá-los em planos de teste. Estes planos permitem que membros da equipe de teste acompanhem os casos de teste, executem, vejam os resultados, gerem relatórios, afim de priorizar e atribuir tarefas.

A ferramenta tem interface baseada na Web em  PHP e MySQL, Postgres ou MS-SQL. Ela colabora com sistemas de gerenciamento de bugs conhecidos como Bugzilla, Mantis, etc.

Testlink está sob a licença GPL (livre para uso). O projeto é mantido pela comunidade Aberta de testadores. Muitos desenvolvedores na equipe Quality Assurance Management detêm posições em compreender as necessidades das equipes GQ.

134434136_ae566489fdFigura1.Interface de resultados

TestLink 1.8 Draft documentation

  • User manual (pdf format).
  • Installation & Configuration manual (pdf format) .
  • Developers Guide (pdf format) – useful information about structure, standards and technical solutions within TL.

TestLink 1.7 Documentation

Use can also use sources from CVS: http://testlink.cvs.sourceforge.net/testlink/documents/1.7/

Do you miss some specific information? Could you help to clarify text? Please send info e-mail to our documentation account . Please, do not expect answer (use forum if you are looking for answers).

Older Documentation

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s