Testadores testam e desenvolvedores depuram.

Testes podem possuir objetivos diferentes:
• Encontrar defeitos.
• Ganhar confiança sobre o nível de qualidade e prover informações.
• Prevenir defeitos.
O processo mental de projetar testes de forma antecipada no ciclo de vida (verificando a base de teste através da modelagem de teste) pode ajudar a prevenir defeitos que poderiam ser introduzidos no código. A revisão de documentos (ex: requisitos) também ajuda a prevenir defeitos que possam aparecem no código.
No processo de teste, diferentes pontos de vista levam a diferentes objetivos. Por exemplo, no teste feito em desenvolvimento (teste de componente, integração e de sistemas), o principal objetivo pode ser causar o maior número de falhas possíveis, de modo que os defeitos no software possam ser identificados e resolvidos. No teste de aceite o objetivo principal pode ser confirmar se o sistema está funcionando conforme o esperado, ou seja, prover a confiabilidade de que esteja de acordo com o requisito. Em alguns casos o principal objetivo do teste pode ser avaliar a qualidade do software (não com a intenção de encontrar defeitos), para prover informações sobre os riscos da implantação do sistema em um determinado momento aos gestores.

Os testes de manutenção podem ser usados para verificar se não foram inseridos erros durante o desenvolvimento de mudanças. Durante os testes operacionais, o principal objetivo pode ser avaliar características como confiabilidade e disponibilidade. Depuração (debbuging) e teste são atividades diferentes. Testes podem demonstrar falhas que são causadas por defeitos. Depuração é a atividade de desenvolvimento que identifica a causa de um defeito, repara o código e checa se os defeitos foram corrigidos corretamente. Depois é feito um teste de confirmação por um testador para certificar se a falha foi eliminada. As responsabilidades de cada atividade são bem distintas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s